20 de fev. de 2024 - 2 min de leitura

LOAS: Tudo o que você precisa saber!


Foto de dinheiro

Loas é um tipo de benefício assistencial destinado a pessoa em situação de vulnerabilidade com mais de 65 anos ou que possua alguma deficiência que a impeça de laborar.

O que o LOAS garante?

O Loas garante o recebimento de um salário mínimo mensal.

Quanto tempo dura o benefício?

O Loas não possui um prazo fixo de duração, portanto, não é vitalício! Sendo assim, a pessoa que vier a receber o benefício ficará sujeita a uma reavaliação a cada dois anos.

O que é preciso para solicitar o LOAS?

Bom, como foi mencionado acima, para a concessão do benefício são considerados alguns critérios. Neste caso, o segurado precisa ter:

1. 65 anos ou mais
2. Possuir alguma deficiência.

ATENÇÃO!

Não existe um rol de doenças definitivo elencadas pelo INSS para a concessão do LOAS/BPC! Basta ter algum grau de incapacidade que o impeça de laborar e estar em situação de vulnerabilidade para ter direito ao benefício assistencial.

Além disso, deve ser comprovado que você possui uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo e que NÃO possui condições de prover o seu sustento ou em tê-la provida por sua família.

Obs: Para a aferição da sua renda familiar mensal, o INSS utiliza as informações do seu cadastro no sistema “CadÚnico”.

Portanto, mantenha os seus dados atualizados no site do Governo Federal.

Caso precise atualizá-los acesse: CadÚnico.

Caso não seja cadastrado no CadÚnico, acesse o link abaixo para realizar o seu cadastro: Cadastrar no CadÚnico.

COMO FAÇO PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO?

1. Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/

2. Entre no Meu INSS com seu login e senha;

3. Clique no botão “Novo Pedido”;

4. Digite “benefício assistencial”;

5. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;

6. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.

# Fique ligado!

Depois de ter feito todo o procedimento para solicitar o benefício, você precisará passar por uma perícia para a análise das documentações.

COMO FAÇO PARA ACOMPANHAR E RECEBER A RESPOSTA DO MEU PROCESSO:

1. Entre no Meu INSS;

2. Clique no botão “Consultar Pedidos”;

3. Encontre seu processo na lista;

4. Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar".

Por fim, caso ainda esteja com alguma dúvida ou se você está com dificuldades em fazer o seu pedido, entre em contato conosco!

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