20 de fev. de 2024 - 2 min de leitura
Loas é um tipo de benefício assistencial destinado a pessoa em situação de vulnerabilidade com mais de 65 anos ou que possua alguma deficiência que a impeça de laborar.
O que o LOAS garante?
O Loas garante o recebimento de um salário mínimo mensal.
Quanto tempo dura o benefício?
O Loas não possui um prazo fixo de duração, portanto, não é vitalício! Sendo assim, a pessoa que vier a receber o benefício ficará sujeita a uma reavaliação a cada dois anos.
O que é preciso para solicitar o LOAS?
Bom, como foi mencionado acima, para a concessão do benefício são considerados alguns critérios. Neste caso, o segurado precisa ter:
1. 65 anos ou mais
2. Possuir alguma deficiência.
ATENÇÃO!
Não existe um rol de doenças definitivo elencadas pelo INSS para a concessão do LOAS/BPC! Basta ter algum grau de incapacidade que o impeça de laborar e estar em situação de vulnerabilidade para ter direito ao benefício assistencial.
Além disso, deve ser comprovado que você possui uma renda familiar mensal per capita igual ou inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo e que NÃO possui condições de prover o seu sustento ou em tê-la provida por sua família.
Obs: Para a aferição da sua renda familiar mensal, o INSS utiliza as informações do seu cadastro no sistema “CadÚnico”.
Portanto, mantenha os seus dados atualizados no site do Governo Federal.
Caso precise atualizá-los acesse: CadÚnico.
Caso não seja cadastrado no CadÚnico, acesse o link abaixo para realizar o seu cadastro: Cadastrar no CadÚnico.
COMO FAÇO PARA SOLICITAR O BENEFÍCIO?
1. Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/
2. Entre no Meu INSS com seu login e senha;
3. Clique no botão “Novo Pedido”;
4. Digite “benefício assistencial”;
5. Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
6. Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
# Fique ligado!
Depois de ter feito todo o procedimento para solicitar o benefício, você precisará passar por uma perícia para a análise das documentações.
COMO FAÇO PARA ACOMPANHAR E RECEBER A RESPOSTA DO MEU PROCESSO:
1. Entre no Meu INSS;
2. Clique no botão “Consultar Pedidos”;
3. Encontre seu processo na lista;
4. Para ver mais detalhes, clique em "Detalhar".
Por fim, caso ainda esteja com alguma dúvida ou se você está com dificuldades em fazer o seu pedido, entre em contato conosco!